..

Santa Helena recebe workshop para discutir potencial de produção de biometano no Oeste

Santa Helena recebe workshop para discutir potencial de produção de biometano no Oeste

 

 

Da Redação/Rgl

 

O município de Santa Helena recebe hoje um workshop sobre energias renováveis, o Biometano: Oportunidades para o Agronegócio Brasileiro. O evento, que tem o apoio da Administração Municipal de Santa Helena e Itaipu Binacional, é promovido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás, CIBiogás, Spirit Design Austrian Energy Agency. O objetivo é sensibilizar produtores da região sobre a geração de energia na propriedade a partir de dejetos de animais.

O CIBiogás

O CIBiogás é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, constituído como associação sem fins lucrativos, autonomia administrativa e financeira. O Centro é formado por instituições que desenvolvem ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis.

A sede está no Parque Tecnológico Itaipu, PTI, em Foz do Iguaçu e tem como objetivo analisar o potencial de produção de biogás com diferentes biomassas, matéria orgânica usada como fonte de energia.

Potencial regional

O município de Santa Helena já tem como exemplo a propriedade de Nilson Haacke, onde é produzido o biometano, utilizado para abastecer veículos próprios e, inclusive da Itaipu Binacional.

O diretor-presidente da CIBiogás, Rodrigo Régis de Almeida Galvão, destaca o potencial da região Oeste do Paraná, e do município de Santa Helena, na produção de biogás.

Parceria internacional

O evento em Santa Helena também trouxe uma comitiva de austríacos que estudam a possibilidade de investimento na produção de biogás na região oeste do Paraná. O representante da Agência Austríaca de Energia, Martin Höher, ressalta o interesse existente para a produção, com vistas ao potencial apresentado na região.

O presidente do Conselho de Administração da CIBiogás, Walter Brito, lembra que, com a produção de biogás é possível aproveitar 100% dos dejetos de suínos, bovinos e aves, o que gera lucro na propriedade.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.