..

Santa Helena e região pode investir no cultivo de biofortificados

Santa Helena e região pode investir no cultivo de biofortificados

 

 

Da Redação/Rgl

 

A Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), através do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, e em parceria com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizou um dia de campo de variedades de feijão e milho biofortificados em Diamante do Oeste. As variedades foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa e podem ser cultivadas em Santa Helena e toda a região Oeste do Paraná.

O trabalho foi realizado em parceria com as prefeituras de Diamante do Oeste e de São José das Palmeiras, e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), entidade promotora de difusão e de distribuição de variedades de feijão, milho, mandioca e batata doce biofortificadas no Paraná.

Estas variedades foram desenvolvidas pela Embrapa, são resultantes do programa de melhoramento genético Biofort adaptadas a todo território nacional.  O objetivo é alcançar maiores teores de vitaminas e de nutrientes como ferro, zinco e outros nutrientes essenciais para alimentação humana.

Como as culturas são adaptadas a todo o território nacional, podem ser cultivadas também em Santa Helena e outros municípios da região, com potencial de comércio tradicional, ou destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e feiras locais.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.