..

Santa Helena é o município que regenerou maior área de Mata Atlântica no Paraná

Santa Helena é o município que regenerou maior área de Mata Atlântica no Paraná

 

 

Da Redação/Rgl

 

Santa Helena foi o município que regenerou a maior área de mata atlântica nos últimos 30 anos no estado do Paraná, num total de 6.682 hectares, segundo Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).  O estudo analisa principalmente a regeneração sobre formações florestais que se apresentam em estágio inicial de vegetação nativa, ou áreas utilizadas anteriormente para pastagem e que hoje estão em estágio avançado de regeneração.

O processo se deve tanto a causas naturais, quanto induzidas por meio do plantio de mudas de árvores nativas. O destaque no oeste do Paraná envolve os municípios que se localizam na região de Itaipu e no Parque Nacional do Iguaçu, com mais de 2.905 hectares de regeneração.

Segundo os dados do Atlas, Santa Helena foi o município que apresentou mais áreas regeneradas no período avaliado, num total de 6.682 ha, seguido da cidade de São Miguel do Iguaçu (3.887 hectares), Foz do Iguaçu (2.948 hectares), Itaipulândia (2.841 hectares) e Londrina (2.342 hectares).

O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que monitora a distribuição espacial do bioma, identificou a regeneração de 75.612 hectares, ou o equivalente a 756 quilômetros quadrados, entre 1985 e 2015. A área corresponde a aproximadamente 1,75 vezes a cidade de Curitiba.

A mata atlântica é o principal foco trabalhado na região pela Campanha da Fraternidade 2017, desenvolvida pela Igreja Católica, que aborda os biomas do Brasil. O funcionário da Itaipu Binacional, e integrante do grupo de estudos da Paróquia Santo Antônio de Santa Helena, Seno Anton, destaca a influência da formação do Lago de Itaipu, com a implantação da vegetação na faixa de proteção, além dos corredores da biodiversidade como fatores de regeneração da mata atlântica.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.