..

CAP recebe estudantes e professores da Universidade Federal de Dourados-MS

CAP recebe estudantes e professores da Universidade Federal de Dourados-MS

 

 

Da Redação/Assessoria

 

Na tarde de sexta-feira (10), o Centro Avançado de Pesquisas, (CAP), do município de Santa Helena, recebeu professores e estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados. Os alunos são da Disciplina de Projetos Integrados em Gestão Ambiental e de Gestão de Recursos Hídricos, do curso de Gestão Ambiental - Bacharelado.

 

O Centro Avançado de Pesquisas, CAP, desenvolve trabalhos de levantamentos de dados em parceria com a Itaipu Binacional, através do Programa Cultivando Água Boa, com o Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR.

 

Agricultura Familiar

O Técnico Agrícola José Carlos de Oliveira, diz que as pesquisas são baseadas na agricultura familiar. “Nós estamos fazendo várias pesquisas em torno dos pequenos agricultores e queremos implantar esses projetos junto a eles, porque 75% dos alimentos vêm da agricultura familiar. O CAP é um exemplo, de como deve ser uma pequena propriedade, que dá certo, com um bom rendimento financeiro”, destaca.

 

CAP – Modelo para universitários

O Geólogo da Universidade Federal da Grande Dourados, José Daniel de Freitas Filho, explica que o Programa Cultivando Água Boa, traz uma série de programas, que são exatamente o objetivo das disciplinas. Trabalhos de planejamento e execução das ações.

 

“Aqui tem um modelo de gestão de bacia perfeito. Queremos que os estudantes tenham esse contato para eles desenvolver suas atividades profissionais. Queremos ensinar os alunos a desenvolver projetos ambientais com os objetivos específicos”, declara.

 

Aliando teoria à prática

O aluno Luis Felipe Pozi, diz que “é de suma importância conhecer o centro de pesquisa, porque na universidade a gente aprende a teoria e aqui a prática. Nós viemos conhecer fora do papel como funciona e vamos levar a prática para Dourados, o principal objetivo é implantar métodos semelhantes”, explica.

 

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.