..

Em Santa Helena projeto de Agricultura e Educação conscientiza crianças a cuidar do meio ambiente

Em Santa Helena projeto de Agricultura e Educação conscientiza crianças a cuidar do meio ambiente

 

 

Da Redação/Assessoria

 

Durante esta semana, em comemoração ao Dia Mundial da Agricultura e da Água, as Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Educação e Cultura, criaram o Projeto A Semente do Amanhã, com objetivo amplo de promover a educação ambiental em crianças do 3º ano das escolas e APAE. As ações aconteceram no Refúgio Biológico, durante os dias 21,22 e 23.

 

Conhecendo o projeto

O projeto A Semente do Amanhã foi pensado com o objetivo de produzir uma árvore frutífera, no qual será futuramente plantada em outro espaço de área verde no município de Santa Helena. Os alunos aprenderam na prática como plantar uma sementinha. Tiveram a oportunidade de colocar terra em sacos de polietileno e escolher a semente, de uvaia ou graviola, que será regada por eles diariamente nas escolas. No dia 21 de setembro, comemorado Dia da Árvore, será escolhida uma área para fazer o plantio dessas espécies.

Ensino

Os alunos participaram de um teatro com fantoches, com conteúdos da disciplina de ciências que falam sobre a importância da água e os tipos de solo.

 

“Quando o aluno estiver fazendo na prática, eles começam a ter mais responsabilidade, eles vão compreender que fazem parte também do cuidado. Nós precisamos fazer esses trabalhos com as escolas porque o objetivo é a conscientização”, diz a secretária de Educação e Cultura Iolanda Lourdes Alves.

 

Refúgio Biológico

As ações foram desenvolvidas no Refúgio Biológico pensando na interação das crianças com o meio ambiente.

“Essas atividades acontecem no Refúgio Biológico porque as crianças precisam desde os primeiros anos terem contato com a natureza e ajudar na preservação, então o objetivo também é de trazer os alunos para conhecerem esses espaços e contribuir na formação de cidadãos conscientes para cuidar dos ambientes naturais do município”, comenta a Coordenadora Pedagógica da disciplina de Ciências Sandra Rippler.

 

Meio Ambiente

A chefe de Divisão do Meio Ambiente, Diana Pivatto, lembra que as ações ambientais realizadas pelas secretarias estão no Plano de Governo do prefeito Airton Antonio Copatti e do vice-prefeito, Evandro Grade.

“O projeto Plantando a Semente do Amanhã terá continuação, uma vez que os alunos em suas escolas seguirão cuidando dessa semente até tornar-se uma árvore, momento esse, que serão plantadas. Esses alunos passarão pelo local e lembrarão que esse reflorestamento foi feito por eles. Essas atividades sócio-ambientais contribuem para formação de cidadãos mais conscientes e antenados com as questões de sustentabilidade”, destaca Diana.

 

IAP

O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) é parceiro das atividades ambientais e foi representado pela servidora, Luana Heiter, que destacou a importância dessas iniciativas.

 

“Muito interessante. Acredito que a educação ambiental deve começar desde a infância. O IAP é um apoiador dos projetos ambientais e administração está de parabéns por iniciativas como essas”.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.