..

Secretaria de Educação e Cultura de Santa Helena promove oficina para professores da disciplina de artes

Secretaria de Educação e Cultura de Santa Helena promove oficina para professores da disciplina de artes

 

 

Da Redação/Assessoria

 

Nesta quarta-feira (29), os professores da disciplina de artes participaram de uma oficina de teatro/dramatização. O evento foi realizado na Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca, com aproximadamente 25 profissionais da disciplina de artes do 1º ao 5º ano.

 

A responsável pela oficina e coordenadora de Arte e Ensino Religioso Salete Maria Mengarda, destacou a importância da realização desses trabalhos para apresentar ao professor uma visão ampla do conceito de arte e criar novas formas de interpretação aos alunos.

 

“O professor precisa conhecer o assunto, estudar, preparar atividades diferenciadas para encantar e levar os alunos a refletirem e a desenvolverem a sensibilidade e um olhar crítico para a beleza artística que não está só nas obras caras e nos pintores de renome, mas no nosso dia a dia, no cinema, no teatro, na música, num anúncio de jornal ou revista, na televisão, na publicidade, no desenho industrial. A arte faz parte do nosso cotidiano", explica Maria Mengarda.

 

Arte

 

O objetivo da arte é desenvolver, por meio da interligação com as quatro linguagens (arte visual, música, dança, teatro), trabalhos artísticos de dimensão teórica e prática, proporcionando o desenvolvimento da sensibilidade, da capacidade de perceber, refletir, interpretar, criar e recriar a partir das produções artísticas e estéticas da humanidade.

 

Teatro

O teatro é uma linguagem que amplia a visão de mundo, visto que a dramatização é inerente ao homem e ao seu processo de desenvolvimento. Na educação o teatro é um recurso que auxilia o relacionamento da criança com o mundo e a integra como sujeito de intuição e razão, por meio das percepções, sensações, emoções, elaborações e racionalização.

 

Conhecimento

Ao desenvolver os eixos do ensino da arte devemos ter em mente o conhecimento sobre o que está sendo trabalhado. Ter conhecimento sobre o assunto a ser trabalhado leva o aluno a fazer interligações com o cotidiano, com os fatos, com a história daquele período, coma utilização prática do uso da arte.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.