..

XI Conferência da Assistência Social discute direitos aos usuários do SUAS

XI Conferência da Assistência Social discute direitos aos usuários do SUAS

 

 

Da Redação/Assessoria

 

Na última sexta-feira (7), foi realizada em Santa Helena a XI Conferência Municipal de Assistência Social, para discutir as garantias e os direitos sociais aos usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Vários representantes da sociedade organizada, usuários, servidores, poder executivo e legislativo estiveram presentes no evento realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência social.

Trabalhos

A Ms. Janete Krack Magnagnagno ministrou a palestra Direitos no Fortalecimento do SUAS, abordando a garantia do reconhecimento da assistência social, enquanto direito do cidadão, para que os usuários tenham acesso aos serviços, quando em situação de vulnerabilidade ou de risco social.

Janete Magnagnagno enfatizou ainda, que seja possibilitada a população, a participação na construção desse sistema de serviços ofertados, que sejam ouvidos nos processos de planejamento e avaliação na política de assistência social.

A palestrante, destacou que é dever do Estado a garantia dos direitos, “para isso é necessário que haja um financiamento também que alcance esses direitos sociais e essas garantias sejam regulamentadas em lei, para que exista uma segurança maior de continuidade dos serviços e das garantias ofertadas pelo Sistema Único de Assistência Social, o (SUAS) ”.

Avaliação

A secretária de Assistência Social, Fabiane Morandi, avaliou o evento positivo, com a participação direta dos usuários que puderam interagir e tirar suas dúvidas.

“Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a palestrante, onde ela explicou sobre o tema e as políticas na área social. À tarde, tiveram a oportunidade de propor, questionar, opinar e debater sobre as políticas da assistência social, portanto, a XI Conferência da Assistência Social foi muito participativa”, ressalta a secretária Fabiane.

Apresentações

Durante a tarde, os alunos da APAE e do CCICA realizaram apresentações culturais.

Eleição

Conforme instituído pelo Governo Federal, foi eleito o delegado governamental, que irá representar o município de Santa Helena durante a XII Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Curitiba nos dias 4,5 e 6 de outubro deste ano.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.