..

Criação integrada de peixes com hortaliças será apresentada em Santa Helena

Criação integrada de peixes com hortaliças será apresentada em Santa Helena

 

Da Redação/RGL

 

Será apresentado amanhã no Distrito de São Roque, em Santa Helena, um novo sistema integrado para a criação de peixes com hortaliças. Uma unidade demonstrativa já está em funcionamento nas escolas do distrito e será apresentada à comunidade. O sistema, denominado de Aquaponia, é inovador e pode ser integrado à hidroponia com a criação de peixes.

Aquaponia é a produção de pescado associada à produção de vegetais, principalmente verduras e legumes, ocorrendo uma verdadeira simbiose entre as espécies. Nos Estados Unidos, Austrália e em alguns países asiáticos já se pratica essa modalidade de produção a mais de 30 anos.

A água de drenagem do cultivo dos peixes é rica em matéria orgânica, que usualmente é descartada na natureza ocasionando diversos comprometimentos ao meio ambiente. No sistema de Aquapônico, essa matéria orgânica é reaproveitada, servindo de solução para o cultivo hidropônico de hortaliças. A água rica em matéria orgânica que sai do tanque dos peixes, passa pelo canal hidropônico (hortaliças), essas utilizam os nutrientes contidos na água para seu metabolismo/crescimento, e como contrapartida efetua a limpeza da água que retornará em boas condições aos peixes.

O sistema será apresentado a comunidade amanhã, com uma palestra ministrada pela Itaipu Binacional. De acordo com o técnico em aquicultura da Itaipu, Celso Carlos Buglione Neto, esse é um cultivo modelo em sistema fechado que utiliza o mínimo uso de água, ideal para pequenos espaços em hortas urbanas e também no meio rural.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.