..

Lindeiros alinham ações para Santa Helena e região

Lindeiros alinham ações para Santa Helena e região

 

Da Redação/RGL

Assuntos de interesse regional fizeram parte da pauta da Assembleia Geral Ordinária, AGO, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizada no Espaço Educativo do Ecomuseu em Foz do Iguaçu. O evento reuniu diretores de Itaipu, prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e presidentes de associações comerciais da região. Em foco esteve o protagonismo regional na expressão e elaboração de projetos, programas e convênios norteadores de práticas de cunho estruturante para o desenvolvimento.

A presença de autoridades regionais, assim como dos diretores de Itaipu, se fundamenta no objetivo norteador a projetos e programas que visem promover o desenvolvimento sustentável para o Oeste do Paraná. Sob condução da presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Rambo Loffi, a AGO contou com a presença do diretor de Coordenação de Itaipu, Hélio Gilberto Amaral, diretor Administrativo, Marcos Antônio Baumgartner, diretor Financeiro, Marcos Stamm, vice-presidente do Lindeiros, Airton Antônio Copatti, tesoureiro, Edson Wamms, e o secretário da entidade, Paulo Coppetti.

Dentre os pleitos do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros está o repovoamento de peixes no lago de Itaipu como forma de incentivar o turismo de pesca e profissionalização no cultivo de peixes. 

Outro assunto refere-se a uma revisão e alteração dos termos de Concessão de Uso e Acessos às conhecidas praias artificiais da região Oeste. Neste sentido a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Adetur, finaliza um estudo jurídico para embasar uma melhor forma de utilização dos espaços.

Citado o Programa Oeste em Desenvolvimento, POD, o Conselho expressa disponibilidade em protagonizar parceria com a Itaipu Binacional para desenvolver um plano de trabalho em energias renováveis.

A adesão à plataforma Cidades Sustentáveis caracteriza-se como ferramenta para a geração de indicadores que possibilitam monitorar avanços em diferentes áreas, assim como a proposta do Encontros e Caminhos CAB está em processo de realização nos municípios do Oeste.

Com sucesso em 2011, 2013 e 2016 a Gincana Jovens Lindeiros Ligados a Vida volta à pauta.  O evento chama a atenção para a vivência e conscientização dos participantes sobre diversos assuntos atuais, assim como estratificação de futuro. 

Todos os temas são de fundamental importância e impactam a região Oeste do Paraná de forma positiva, segundo destaca o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Hélio Gilberto Amaral.

Além destas iniciativas, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros manifesta a intenção de participar como um agente ativo junto à Itaipu Binacional no planejamento de ações que culminem em novos convênios, para salvaguardar os pleitos e demandas do Oeste do Paraná, conforme frisa a presidente da entidade, prefeita de Mercedes, Cleci Rambo Loffi.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.