..

Santa Helena abre período de safra de mel com boas expectativas

Santa Helena abre período de safra de mel com boas expectativas

 

Da Redação/RGL

 

Os apicultores da região Oeste do Paraná iniciam os primeiros manejos dentro do período de alta produtividade de mel. A safra compreende os meses de outubro de 2017 a meados de fevereiro 2018, quando é extraído em torno de 60% a 70% do mel produzido no ano, segundo o técnico da Biolabore responsável pelo trabalho em apicultura, Tadeu Roque de Cristo Junior. 

 

Conforme a área técnica, o restante da produção é obtida de março até maio, período conhecido como safrinha. Tadeu Junior ressalta que, espera-se uma safra recorde devido ao aumento de colmeias pelos produtores que trabalham no setor, além de outros que iniciaram o cultivo em 2017. A região deve superar, novamente, a média nacional.

Para a manutenção da segurança alimentar, coloração e qualidade, diversos procedimentos difundidos pela assistência técnica devem ser seguidos, observando as condições de manipulação, higiene na colheita, extração e beneficiamento, além das condições climáticas.

O trabalho de orientação é feito pela Cooperativa Agrofamiliar Solidária-Coofamel, e pela Cooperativa Trabalho e Assistência Técnica do Paraná-Biolabore.

Na mesma linha de trabalho, os produtores que seguiram algumas orientações para o período de entressafra, caso de alimentação energética com VHP e alimentação proteica a base de substrato de soja, devem ter enxames mais populosos, o que resulta em maior produtividade e rentabilidade no período, conforme Tadeu Roque de Cristo Junior.

Comentários
nenhum comentário
seja o primeiro a comentar esta matéria
Últimas Matérias

 
.